quarta-feira, 24 de julho de 2013

Papa Francisco chega a Aparecida para primeira grande missa na América Latina

O popular papa Francisco chega nesta quarta-feira ao maior santuário católico do Brasil, em Aparecida, para realizar sua primeira grande missa na América Latina e transmitir sua mensagem de "uma Igreja dos pobres para os pobres" na região onde nasceu e onde persiste uma grande desigualdade social.

Leia também:
Papa viajará a Aparecida em avião devido ao mau tempo
Cerca de 500 mil participam da missa de abertura da JMJ


O primeiro latino-americano e jesuíta da história a ocupar o trono de Pedro deve chegar às 09h30 (horário de Brasília) proveniente do Rio de Janeiro ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, onde uma multidão espera ansiosa poder se aproximar do "papa do povo".
Francisco já esteve no santuário desta virgem negra e padroeira do Brasil para a V Conferência Episcopal Latino-Americana e do Caribe (Celam) em 2007.
Na época ainda arcebispo de Buenos Aires, o cardeal argentino Jorge Bergoglio presidiu a comissão que redigiu o documento final, de forte conteúdo social e político que enfatiza "a opção pelos pobres" nesta região onde vivem mais de 40% dos católicos do mundo.
Voltar a encantar os jovens
Francisco tentará voltar a encantar os jovens com a mensagem de uma Igreja capaz de se renovar em uma época de crise, atingida por escândalos financeiros e de pedofilia, uma posição que tomou desde que foi eleito Papa, em março, substituindo Bento XVI, que renunciou.
O Papa vem "a Aparecida por sua devoção mariana e para celebrar a primeira missa com o povo brasileiro, mas acredito que ao visitar Nossa Senhora saúda toda a região", comentou à AFP o sacerdote Roni dos Reis, um dos porta-vozes deste encontro no santuário.
"E acredito que para nós, latino-americanos, aqui em Aparecida ele também irá expor este discurso social de compromisso com as periferias, de dar dignidade e não paternalismo às pessoas", acrescentou.
A Igreja católica enfrenta uma diminuição do número de fiéis na América Latina, enquanto assiste ao forte crescimento das Igrejas Evangélicas e das pessoas sem religião.
Francisco liderará uma liturgia para 15.000 pessoas dentro da Basílica e para 200.000 na parte externa do Santuário. Também percorrerá vários quilômetros de papamóvel aberto pela cidade.
Aos 76 anos, Francisco já deu mostras de seu estilo ao viajar ao Brasil: rejeitou um papamóvel blindado para percorrer o Rio de Janeiro e saudou a presidente Dilma Rousseff com beijos na bochecha.
"Com essa humildade e simplicidade queremos que o Papa confirme nossa fé. Que nos dê esperanças de que nossa Igreja tem futuro", comentou à AFP o peregrino venezuelano Luis Rodríguez, de 22 anos, enquanto percorria os amplos corredores do Santuário um dia antes da chegada do Papa.
Aparecida já foi visitada pelo papa João Paulo II (1980) e por Bento XVI (2007).
Cerca de 5.000 militares e policiais estão a cargo da segurança. No domingo foi encontrada uma pequena bomba de fabricação caseira em um dos banheiros do santuário, que foi detonada, informou o exército.
Caos de transporte e falhas de segurança
O estilo simples do Papa trouxe problemas à organização para sua chegada na segunda-feira no Rio de Janeiro, quando seu veículo ficou preso por várias vezes no trânsito, em meio a uma multidão, depois que o motorista errou o percurso.
Algumas mudanças no programa de Francisco no Brasil foram decididas nesta terça-feira, após uma importante reunião sobre sua logística e segurança no Brasil, anunciou seu porta-voz, o padre Federico Lombardi.
Na noite desta quarta-feira, ao retornar ao Rio de Aparecida, o Papa usará um carro fechado - e não o papamóvel, como estava previsto inicialmente - para visitar o Hospital São Francisco de Assis, na Tijuca, onde a Igreja inaugurará uma ala para viciados em crack.
Na terça-feira, horas antes do início da missa de abertura da JMJ, que reuniu cerca de meio milhão de pessoas em Copacabana, o metrô do Rio parou por mais de duas horas devido a um problema técnico, prejudicando o transporte de milhares de peregrinos espalhados pela cidade.

Aos 72 anos, morre o músico Dominguinhos

domm
O cantor e compositor Dominguinhos morreu às 18h desta terça-feira (23) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
Segundo o boletim divulgado pelo hospital, a causa da morte foram “complicações infecciosas e cardíacas”.
Dominguinhos estava internado desde o dia 17 de dezembro. O sanfoneiro lutava contra um câncer no pulmão e fazia sessões de quimioterapia há seis anos. No dia 22 daquele mês, ele precisou passar por uma cirurgia para a colocação de um marca-passo cardíaco temporário por conta da arritmia.
Neste período, o cantor foi submetido a uma traqueostomia e hemodiálise. Dominguinhos ficou sem sedação e, mesmo assim, não se comunicava com a família e médicos.
No dia 8 de janeiro, ele sofreu uma parada cardíaca no hospital em que estava internado em Recife (CE). A pedidos dos familiares, no dia 13 de janeiro, Dominguinhos foi transferido para o Hospital Sírio-Libanês em São Paulo.
Os cantores Fagner, Elba Ramalho, Flávio José, Nando Cordel, Geraldo Azevedo, Jorge de Altinho e Liv Moraes fariam um show beneficente para Dominguinhos no dia 25 de julho, em Recife (PE). Toda a renda arrecadada com a venda de ingressos seria revertida para o pagamento de despesas médicas do sanfoneiro.
Vida e carreira
Nascido em 1941, José Domingos de Morais, o Dominguinhos, veio de uma família humilde de Garanhuns e herdou os dotes musicais de seu pai Chicão, que era sanfoneiro. Com seis anos de idade, ele aprendeu a tocar sanfona e ia a feiras livres para arrecadar dinheiro.
Quando criança, ele formou o trio Os Três Pinguins com seus dois irmãos Moraes (sanfona) e Valdomiro (malê, uma espécie de zabumba). Aos nove anos, já era proficiente em sanfonas de 48, 80 e 120 baixos. Logo depois, ele conheceu Luiz Gonzaga na porta de seu hotel. O músico ficou impressionado e chamou Dominguinhos para ir ao Rio de Janeiro. Mais tarde, ele fez parte da equipe de Luiz Gonzaga e foi reconhecido por cantores da Bossa Nova, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Elba Ramalho e Toquinho.

Imagens da Matriz de Sant’Ana em Caicó adornam estande do RN em exposição católica no RJ

10
O Rio Grande do Norte, através da Emprotur, participa da Expo Católica, que prossegue até sexta-feira (26) no Riocentro, no Rio de Janeiro. O evento aproveita a Jornada Mundial da Juventude e a visita do Papa Francisco.
O estande do RN mede 100 metros quadrados, com tablado de 0,10 cm de altura e revestimento em carpete cinza. Tem duas salas contendo uma mesa e três cadeiras em cada, além de um depósito equipado com frigobar e prateleiras em madeira. O atendimento é feito através de quatro balcões e quatro banquetas.
Adornam o estande do RN, que por falta de recursos do Governo do Estado quase não foi viabilizado, imagens do Alto de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz; do Santuário de Nossa Sra. dos Impossíveis, de Patu; e da Matriz de Santana, em Caicó, além da praia de Ponta Negra.
Tribuna do Norte

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Confira os vencedores da 17ª Corrida de Sant’Ana que reuniu mais de 400 atletas em Caicó -



Sucesso total na 17ª edição da Corrida de Sant’Ana neste domingo (21) em Caicó. A largada, por força de Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público acabou sendo no Contorno Rodoviário, que dá acesso a São José do Seridó. A quantidade de competidores, cerca de 450 surpreendeu todas as expectativas. Promovida pela Prefeitura de Caicó, através da Coordenadoria de Esportes, a corrida atraiu atletas de várias regiões do Brasil. Na categoria feminina o primeiro lugar ficou com Mary Emannuella Costa Oliveira Souza, da equipe Corredores do Futuro, com um tempo de 29 minutos e 27 segundos no total. Em segundo e terceiro lugar ficaram respectivamente Josefa Monteiro de Melo, da mesma equipe e Damiana Batista Sales (Currais Novos). Na categoria masculina o campeão foi Daniel Henrique Alves Sabino, da equipe Cruzeiro Esporte Clube com um tempo de corria de 23 minutos e 44 segundos. Em segundo lugar ficou seu companheiro de equipe, Marcos Antônio Pereira e em terceiro Vanilson Neves. Na categoria feminina de até 17 anos a vencedora foi Ana Paula Silva do Nascimento, da equipe STI Runner, com um tempo de 34 minutos e 17 segundos. Já na masculina o vencedor foi Aristóteles Lucena de Brito, da equipe Caicó Ruas com o tempo de 27 minutos e 46 segundos. A premiação foi entregue aos vencedores pelo prefeito Roberto Germano (PMDB), pela secretária de Educação, Socorro Mariz e pelo vice-prefeito Oriel Segundo. Roberto fez uma avaliação positiva da corrida. “Além de ser um evento que já virou tradição em Caicó, este ano tivemos alguns desafios que graças a nossa equipe foram todos superados. Nosso compromisso é de nos empenharmos para que a cada ano a corrida de Sant’Ana cresça e atraia atletas das mais variadas regiões do nosso Brasil”.

Papa Francisco chega hoje ao Rio e percorre as ruas em carro aberto

pp
Rio de Janeiro – O papa Francisco já embarcou em Roma, com destino ao Rio de Janeiro, onde participará da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Essa é a primeira viagem internacional do líder máximo da Igreja Católica.
Por meio de sua conta na rede social Twitter, o pontífice disse que seu coração está “cheio de alegria”. “Estou chegando no Brasil em algumas horas e meu coração já está cheio de alegria, porque em breve estarei com vocês para celebrar a 28ª JMJ”.
A JMJ começa amanhã (23), mas o pontífice tem agenda cheia desde o desembarque nesta tarde, na Base Aérea do Galeão, quando será recebido pela presidenta Dilma Rousseff. O papa chegará ao Rio, às 16h, e se dirigirá à Catedral Metropolitana. Lá, embarca no papamóvel, aberto, em trajeto de 1 quilômetro até o Theatro Municipal.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Médicos aguardam resultados de exames para descobrir doença e decidir tratamento de Thiaguinho


2.jul.2013 - Thiaguinho, dono dos hits "Ousadia e Alegria" e "Desencana", se apresenta no Club A São Paulo, na capital paulista Thiago Duran/AgNews
O cantor Thiago André Barbosa, o Thiaguinho, internado nesta quinta-feira (18) no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, com problemas no pulmão, já passou por procedimentos médicos no fim da noite de ontem e aguarda os resultados no quarto.

A assessoria de imprensa do cantor informou ao UOL que o cantor está bem e que o resultado do procedimento servirá para definir exatamente qual é a doença que afeta o pulmão do cantor, além de determinar o tratamento certo. Há a previsão de que esses resultados saiam ainda nesta sexta-feira (19).
Segundo boletim médico, divulgado na tarde de ontem, o cantor foi diagnosticado com uma pneumopatia (como são chamadas as doenças pulmonares) e não há previsão de alta. Todos os shows que o cantor tinha programado até o dia 4 agosto foram suspensos.
Em seu perfil no Instagram, a atriz Fernanda Souza, namorada de Thiaguinho, divulgou um comunicado e agradeceu aos fãs que torcem para a recuperação do cantor: "Muito obrigada". #Deusnocomando", escreveu.

Jovens da Alemanha visitam parque de diversão e prestigiam festa da padroeira de Barra de Santana



Visita ao parque de diversão em Barra de Santana

Na noite da última quinta – feira (18) de Julho, o parque de diversão instalado em Barra de Santana por ocasião da festa de sua padroeira atraiu os olhares e atenção das jovens missionárias da Alemanha.
No decorrer da semana, tive o prazer de conhecer pessoalmente as três jovens e após a celebração fomos visitar o parque de diversão onde na ocasião as alemãs Magdalena Kruse, Christin Hellrug e Katharina 
Backhaus aproveitaram o passeio para se divertirem nos brinquedos.

Nosso blog esteve acompanhado a visita ao distrito de Barra de Santana. É gratificante podermos acompanhar de perto estes momentos onde compartilhamos um pouco da nossa cultura e nossa fé. Assim percebemos que a mensagem do cristo chega a todas as nações e que seu evangelho ultrapassa todas as fronteiras.


As três jovens vieram de várias regiões da Alemanha para participarem da Semana Missionária Diocesana, evento em preparação para Jornada Mundial da Juventude que terá inicio próxima terça – feira (23) no Rio de Janeiro, com a presença do Papa Francisco.

Missa de encerramento da Semana Missionária em Jucurutu acontece nesta sexta – feira (19) de Julho


Logo mais às 19h será celebrada na Igreja Matriz de São Sebastião a Missa de encerramento da Semana Missionária Paroquial em Jucurutu. Neste dia o banquete do senhor acontece em ação de graças pela semana e pelo envio dos peregrinos para JMJ no Rio de Janeiro.

Centenas de jovens católicos estão sendo aguardados pela organização do evento que teve inicio desde o último dia 15 de Julho.

Retorno da chuva favorece a safra de caju no Rio Grande do Norte





A presidente da Cooperativa dos Beneficiários Artesanais de Castanha de Caju (Coopercaju) de Serra do Mel, Terezinha Oliveira, explica que para garantir um bom período de frutificação e o extermínio das pragas e fungos, são necessários volumes de chuva significativos. “A quantidade de chuva precisa estar entre 600 a 800 mm para manter a expectativa de safra e o período de frutificação dentro da normalidade. Isso é necessário porque nem todos os cajueiros seguem os ciclos de forma conjunta. Existem algumas plantas que, em duas florações, já dão frutos maduros para serem colhidos. Já outras, chegam até a terceira fase para dar mais folhas e frutos.”, afirma Terezinha.




Contudo, segundo dados da estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em Mossoró, até meados de julho, foram acumulados cerca de 450 mm na cidade. Com isso, muitos pés têm se recuperado. A expectativa é que a fase de colheita seja efetuada entre setembro a dezembro. Para a safra corrente, a Coopercaju estima que a produção de castanha de caju supere a anterior, quando foram colhidas aproximadamente 1.000 toneladas, o que representa, porém, um retrocesso de 90% em relação às safras de 2011 e 2010.

Cajueiro no Brasil via V&C

Lar Doce Lar deste sábado será em clima de festa junina

huk
No Caldeirão do Huck deste sábado (20), o Lar Doce Lar faz uma parada especial em Campina Grande, em clima de festa junina. Luciano Huck contará a história do sanfoneiro Luiz Camilo, de 66 anos, que vive na cidade conhecida nacionalmente por promover o Maior São João do Mundo. Com assinatura do arquiteto Leo Romano, o projeto promete trazer inovação e criatividade para a casa da família forrozeira.
Para participar do quadro, Luiz cumpriu prova em cima do palco, no Parque do Povo, ao lado da banda Aviões do Forró. E Luciano Hulk também conferiu o show da banda que cantou alguns de seus sucessos e será apresentado, diretamente daqui do Nordeste, no Caldeirão.
Na entrega da casa, a banda Cabra Bom de Xote, que tem como vocalista Joacir, filho do sanfoneiro Luiz Camilo, tocou no palco montado em frente à nova casa. O sanfoneiro foi presenteado com um novo instrumento, e pai e filho, se apresentaram juntos.

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Em português jovens agradecem acolhida dos jucurutuenses








                                             Jovens agradecem acolhimento do povo jucurutuense


Em português as jovens missionárias da Alemanha agradeceram o carinho e acolhida dos jucurutuenses na noite desta terça- feira (16) de Julho.
Ao falarem na missa de abertura da semana missionária elas disseram levar guardadas na alma a alegria, cordialidade e o afetuoso carinho recebidos neste primeiro dia em que estão hospedadas em residências de famílias jucurutuenses.
De certa forma em suas palavras expressaram ter adiantado ter rezado e vindo ao Brasil participarem da JMJ. Em seguida os jovens e toda comunidade católica retribuíram o carinho e as palavras das alemãs com uma calorosa salva de palmas.

Jucurutu: Município e Estado selam parceria pela Educação‏


Nelter Queiroz e o prefeito de Jucurutu, George Queiroz

O deputado estadual Nelter Queiroz e o prefeito de Jucurutu, George Queiroz, ambos do PMDB, foram recebidos em audiência na tarde de ontem (16), pela secretária Estadual de Educação, Betânia Leite Ramalho.
Na oportunidade foi selada uma parceria entre Município e Estado que vão trazer importantes melhorias para a Educação do município, a começar pela construção de uma nova Escola Estadual no Distrito de Boi Selado, além de uma quadra poliesportiva na Escola Estadual Newman de Queiroz.
Dentro da parceria feita, o prefeito George Queiroz se comprometeu com a secretária de pagar parte dos professores do Estado que lecionam na Escola Estadual Newman de Queiroz. “Viemos aqui com o intuito de fazer uma parceria. E fizemos. A secretária atendeu nossas reinvindicações, e para retribuir, a Prefeitura vai pagar os professores do Estado da Escola Newman de Queiroz”, comentou o prefeito, lembrando que já está em execução o projeto para construção de uma escola do município também no Distrito de Boi Selado.
A secretária Betânia Ramalho elogiou as ações na Educação do prefeito George: “Vi que o prefeito apresenta as melhores das intenções para melhorar a Educação no município de Jucurutu. Quero parabenizá-lo por tratar Educação como prioridade”.

sábado, 13 de julho de 2013

Gerente de relacionamento do Banco do Brasil é preso por pedofilia do interior

download (1)O gerente de relacionamento do Banco do Brasil em Campo Grande/RN, Alexsander Silveira, o Alex Gaucho, de 31 anos (foto do Twitter), foi preso por determinação da Justiça por pedofilia. Pelo menos cinco crianças já compareceram a delegacia e confirmaram a denúncia. O caso está sendo investigado pelo delegado Rysklyft Factore, que acredita existir outras vítimas
A investigação começou há cerca de 15 dias. Havia denúncias de que o Alex Gaucho estaria aliciando menores em Campo Grande feita em 2001 no Disque Denúncia da Presidência da República, mas nada tão contundente quanto o que chegou ao conhecimento do delegado Rysklyft Factore há poucas semanas contra o gerente de relacionamento do banco.
Com base nestes dados, o delegado Rysklyft Factore pediu a prisão preventiva e de busca e apreensão Alexsander Silveira e também da sua mulher, uma jovem de apenas 16 anos, que, por orientação do marido, estava atraindo com dinheiro e bens materiais, crianças de 10 a 14 para se relacionar sexualmente com eles na residência. A justiça acatou o pedido do delegado.
Nas buscas feitas na residência do bancário, o delegado encontrou uma pistola de 9mm. O suspeito, que foi autuado, não aceitou ser ouvido na policia. Disse que só iria falar em juízo. Está preso na Cadeia Pública de Caraúbas. A mulher dele, por ter só 16 anos, foi enviada para o CEDUC, em Natal.  As crianças vítimas do casal estão sendo submetidas a exames.
Cesar Rocha/Retratos do Oeste 

PF diz que boatos sobre fim do Bolsa Família foram espontâneos e descarta crime

Os boatos sobre o fim do Programa Bolsa Família tiveram origem espontânea. Esta é a conclusão das investigações da Polícia Federal (PF) sobre o caso. As investigações apontam que “o boato foi espontâneo não havendo como afirmar que apenas uma pessoa ou grupo tenha causado os boatos envolvendo o Programa Bolsa Família. Conclui-se, assim, pela inexistência de elementos que possam configurar crime ou contravenção penal”, diz nota divulgada hoje (12) pela PF. O relatório final será encaminhado ao Juizado Especial Criminal do Distrito Federal.
Em maio, boatos sobre o fim do programa levaram a uma corrida dos beneficiários às agências bancárias da Caixa Econômica Federal para sacar o benefício. No ápice do boato, nos dias 18 e 19, o banco registrou 920 mil saques de beneficiários.
Na ocasião, a presidenta Dilma Roussef classificou os boatos de atos criminosos e fez um apelo para que os brasileiros não acreditassem nos pessimistas e, sobretudo, nos boatos.
f

Aeroportos têm aumento de funcionários para atender ao público durante a JMJ

Os aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Santos Dumont e do Galeão terão um aumento médio de 58% no número de funcionários para atender à demanda adicional provocada pelo movimento da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que ocorre entre os dias 23 e 28 de julho no Rio de Janeiro.
Segundo a Secretaria de Aviação Civil (SAC), 700 mil pessoas devem circular nos aeroportos em dez dias. No Galeão e no Santos Dumont, a oferta de assentos no período da jornada é 70 mil por dia. Isso, segundo a SAC, representa aumento de 60% em relação à movimentação média dos aeroportos no mês passado.
Ainda de acordo com a SAC, as empresas aéreas e administradores de aeroportos se comprometeram com a Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) a manter seus balcões de check-in com o número máximo de funcionários. A fiscalização do atendimento nos quatro aeroportos também será reforçada pela Anac.
O esquema entra em vigor na próxima segunda-feira (15) e vai valer até o dia 4 de agosto. O plano inclui ainda a utilização de 17 aeroportos em sistema alternativo, para caso de emergência. A exemplo do que ocorreu durante a Copa das Confederações, o Centro de Comando e Controle Nacional vai funcionar para acompanhar todas as operações aeroportuárias.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Manifestantes lotam Avenidas em Natal

Natal - RN
Natal – RN

Trabalhadores do MST fazem protesto neste momento na avenida Capitão Mor Gouveia e se dividem para seguir em várias direções: até a Arena das Dunas, até a rodoviária e até o Midway Mall. Em frente à sede da Petrobras, um pequeno grupo também realiza um protesto.
O tráfego já está completamente bloqueado no cruzamento das avenidas Salgado Filho e Bernardo Vieira. Os manifestantes estão se dividindo em alas, de acordo com cada movimento, para que a passeata comece.

Dia Nacional de Mobilizaçoes: todos os 27 estados têm manifestações; veja algumas imagens

Boneco do prefeito de Aracaju é queimado por manifestantes
Boneco do prefeito de Aracaju é queimado por manifestantes

No RN, acidentes de consumo com eletrodomésticos somam 38% das ocorrências.

Relatório do Banco de Dados de Acidentes de Consumo do Inmetro aponta que, no segundo trimestre de 2013, o Rio Grande do Norte registrou oito acidentes de consumo. Do total de ocorrências, 38% foram ocasionadas por eletrodomésticos e produtos similares, seguidas por produtos infantis e mobiliário (25% cada) e produtos de cozinha (12%).
Para o diretor do Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem-RN), Carlson Gomes, o número é baixo, mas não porque não aconteçam acidentes de consumo no Estado, e sim porque não existe o hábito, por parte do consumidor, de efetivar o registro. “A população costuma denunciar mais problemas nos produtos, junto a centrais de atendimento ao consumidor ou a órgãos como o Procon, por exemplo, mas não atenta para a importância do registro quando sofre um acidente de consumo”, conta o diretor.
Acidentes de consumo são causados por produtos ou serviços que, embora utilizados de acordo com as recomendações do fornecedor (manual de instruções, embalagem, rótulo, bula, dentre outros), provocam danos que prejudicam a saúde ou segurança do consumidor. Queimaduras, cortes ocasionados por embalagens inadequadas, choques e quedas são alguns dos exemplos mais comuns.
O ouvidor do Ipem, Frederico Barbalho, lembra que esse registro é essencial para que seja possível mapear as ocorrências, identificar os fatores de risco e encaminhar os dados a uma comissão que propõe políticas públicas, reformulação ou criação de normas técnicas do Inmetro ou até termos de ajuste de conduta assinados pelo fornecedor para aperfeiçoar a segurança de produtos e serviços.  “Nosso principal parceiro nessa busca por melhorias é o consumidor. Por isso, precisamos que ele nos informe em caso de acidentes”, reforça.

REGISTRE
Para registrar qualquer acidente de consumo que tenha sofrido, o consumidor potiguar deve acessar a página do Ipem-RN na internet e clicar no banner “Acidente de Consumo”, que o direcionará imediatamente para a página do Inmetro, onde deverá ser preenchido um formulário. O endereço é o www.ipem.rn.govr.br.
O registro de acidentes de consumo não tem caráter de reclamação. Para formalizar uma reclamação contra produto ou serviço, o consumidor pode entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor do fornecedor do produto ou com o Procon, que o orientará a respeito.
Acidentes de Consumo no Segundo Trimestro no RN_Fonte Inmetro

Emparn prevê que temporada de chuva seguirá até agosto

A Gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) continua registrando, por meio de sua rede de pluviômetros espalhados pelo Estado, a ocorrência de boas chuvas em todas as regiões. A previsão para os próximos dias, segundo o meteorologista Gilmar Bristot, é de pancadas de chuvas com possibilidade de entrar pelo mês de agosto nas regiões Leste e Agreste.
temporal
Nas últimas 24 horas, da terça-feira (9) e a manhã de ontem, há ocorrência de chuvas em 10 locais de medição. Os principais registros foram em FernandoPedroza(Emater) – 10,6, Ipanguacu(Base Fisica Da Emparn) – 7,7  e Alto Do Rodrigues(Emater) -4,2. Ainda foram registradas chuvas, com menor volume, em: Serrinha(Emater) -2,2, Nova Cruz(Emater) -  1,0, Canguaretama(Base Fisica Da Emparn)  - 2,0, Baia Formosa(Destilaria Vale Verde) -1,4, Canguaretama(Emater/barra De Cunhau)- 0,7, Parnamirim(Base Fisica Da Emparn) – 0,5 e Montanhas(Prefeitura)- 0,5.
A previsão do tempo para hoje é de predominância  de céu  nublado  com ocorrência de chuvas moderadas sobre as Regiões Leste e Agreste do Estado devido a atuação da brisa e instabilidades de origem oceânica.  Nas demais regiões predominará a condição de céu parcialmente nublado a claro com  ocorrência de chuvas isoladas.

terça-feira, 9 de julho de 2013

Dicas para o Enem e Vestibulares, atualidades!

A construção da Usina de Belo Monte

Por Adriano Lesme
-Brasil Escola

Localização da Usina de Belo Monte
Um assunto que certamente continuará sendo cobrado nos vestibulares é a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, que será a terceira maior usina hidrelétrica do mundo, atrás de Três Gargantas, na China, e de Itaipu, na fronteira entre Brasil e Paraguai. Sua localização é o Rio Xingu, próximo ao município de Altamira, no norte do Pará. Quando ficar pronta, em 2015, a Usina de Belo Monte deve gerar 41,6 milhões de megawatts por ano, o suficiente para atender ao consumo de 20 milhões de pessoas durante um ano.
As cidades de Altamira e Vitória do Xingu terão grandes áreas inundadas, o que pode prejudicar os agricultores locais e a população ribeirinha. Por outro lado, a construção da usina pode ajudar no desenvolvimento econômico da região, com a criação de empregos. As terras indígenas de Paquiçamba e Arara da Volta Grande do Xingu serão afetadas pela diminuição da vazão do rio, causando prejuízos para uma população que depende do rio para pesca, plantação e transporte. A questão das terras indígenas e o impacto ambiental são as principais polêmicas que envolvem a construção da usina.
De acordo com Flávio Henrique D. Gazzio, geógrafo e professor do curso e colégio Oficina do Estudante, de Campinas, os vestibulares podem cobrar questões que envolvem a geografia física da região, os benefícios econômicos vinculados à construção da usina, assuntos relacionados aos grandes projetos de integração do território nacional – já que a energia que será produzida no Norte do Brasil pode beneficiar outras regiões – e perguntas relacionadas às questões socioambientais. “Os vestibulandos precisam saber, por exemplo, quais seriam os prejuízos ambientais gerados pela construção da usina, e como as populações amazônicas tradicionais (ribeirinhos e indígenas) seriam atingidas por essa construção” – completa Flávio Henrique Gazzio.
mapa belo monte
O professor do Oficina do Estudante destaca também que o tema pode ser cobrado de forma interdisciplinar e até mesmo de forma específica em questões de outras disciplinas que não geografia. Na biologia, por exemplo, a construção da usina pode ser relacionada à preocupação com a flora e a fauna local, à mudança do comportamento da vida aquática devido ao represamento e a questões ligadas à reprodução de peixes. Nas provas de física podem aparecer questões de energia potencial, pressão, transformação de energia mecânica em energia elétrica. “Até mesmo a matemática pode ter relação com a construção da usina, trazendo problemas de área, volume e vazão”.
O tema também pode ser cobrado nas provas de redação, o que exige do candidato bastante informação. Sobre o contexto da construção da usina. Flávio Henrique Gazzio afirma que “dificilmente a proposta de redação pedirá para o vestibulando defender diferentes posicionamentos. Certamente se exigirá a exposição de uma posição fortemente sustentada por argumentos consistentes”.

Hemocentro de Caicó lança campanha para a Festa de Sant’Ana

kl
Visando manter seus estoques de sangue abastecidos para o período da Festa de Sant’Ana, o Hemocentro de Caicó lança nesta terça-feira, 09, a campanha de doação voluntária de sangue, que tem como lema “Quem doa sanguem doa vida”, e que se estenderá até o dia 19 de julho.
De acordo com o Diretor Geral , Jares de Queiroz, o objetivo da campanha é garantir o atendimento suficiente da demanda hospitalar de Caicó e região pois se trata de um evento de grande abrangência.

Seja doador
REQUISITOS BÁSICOS:

Estar em boas condições de saúde;
Ter entre 16 e 67 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, precisam levar uma autorização dos pais acompanhada de um documento próprio e um documento com foto do responsável).
Pesar no mínimo 50kg;
Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social);

O Hemocentro está localizado na Rua Renato Dantas, 455, Centro, ao lado da rodoviária. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 07 às 18h e aos sábados das 07 às 12h.

GL

Netinho melhora e já consegue andar em hospital

netinho_internado_620
O cantor Netinho vem apresentando melhoras em seu estado de saúde. Segundo informações da assessoria do artista publicadas no Facebook, ele “já está se alimentando normalmente de frutas, carnes, massas e sucos, também já se livrou da sonda enteral e pode caminhar pelo corredor do hospital.”
O artista faz sessões de fisioterapia e fonoaudiologia. Netinho está internado na Unidade Semi-Intensiva do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo e não tem previsão de alta. O cantor irá passar seu aniversário de 47 anos, na próxima sexta-feira, no hospital.

Srzd

Prefeitura de Jucurutu lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Jucurutu, no Estado do Rio Grande do Norte, lançou edital nº. 001/2013 para realização de processo seletivo. A seleção visa preencher 07 vagas de nível fundamental para o cargo de Agente Comunitário de Saúde. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais e a remuneração é de até R$ 678,00.
Aos candidatos portadores de necessidades especiais são reservadas 5% das vagas.

As inscrições deverão ser realizadas no período de 15 a 19 de julho, de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h, na Prefeitura de Jucurutu, situada na Praça João Eufrásio de Medeiros, nº 14.

Deverão ser entregues no ato da inscrição a seguinte documentação:
Fotocópia de documento de identidade com foto (acompanhada do original para simples conferência);
2 fotos 3×4, recentes e iguais;
Fotocópia de documento que comprove residência desde a data de abertura deste processo seletivo;
Fotocópia do comprovante da escolaridade mínima conforme edital (acompanhada do original para simples conferência).

A prova escrita será aplicada na data provável de 27 de julho de 2013, das 8:00 às 11:00 em local a ser divulgado a partir do dia 24 de julho de 2013.
O gabarito oficial será divulgado a partir das 15 horas do dia 29 de julho de 2013, no mural da Prefeitura de Jucurutu.

O resultado final será divulgado a partir do dia 16 de agosto de 2013 no mural da Prefeitura de Jucurutu.
O processo seletivo em questão tem validade até a ocorrência de concurso público.

Fonte:concursos no Brasil

Parelhas e Currais Novos na lista de maiores notificações da dengue no RN

dd
Programa Estadual de Controle da Dengue da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou, nesta segunda-feira (08), boletim com dados da incidência da doença durante o primeiro semestre de 2013 (até o dia 29 de junho), o que corresponde à Semana Epidemiológica nº 26.
O Rio Grande do Norte acumula 11.288 casos notificados como suspeitos de dengue, sendo 3.193 confirmados. No mesmo período do ano de 2012, esses números foram, respectivamente, 28.390 e 11.041, o que aponta um decréscimo no quantitativo de casos. No primeiro semestre de 2013 foram confirmados cinco óbitos causados por dengue, sendo três por complicações da doença e dois por febre hemorrágica do dengue.
O RN possui 63 municípios com incidência alta da doença, 34 com incidência média, 48 com incidência baixa e 22 considerados como de incidência silenciosa. Os cinco municípios que apresentam as maiores notificações de casos suspeitos são: Pau dos Ferros (1.273), Natal (1.258), Currais Novos (539), Santa Cruz (515) e Parelhas (489).
A Sesap tem realizado reuniões técnicas com os gestores dos municípios de alta incidência da doença. Foram realizadas capacitações em manejo clínico da dengue para os municípios da 6ª Região de Saúde e outras duas já estão agendadas nos municípios da 4ª e 2ª Região, com sedes em Caicó e Mossoró, respectivamente.
Fonte: Assessoria Sesap/RN

Vídeo Blog: HOCK recuperação ambiental promove Palestra sobre meio ambiente no Sebrae em Caicó





Ex-deputado Nelson Queiroz está internado na UTI do São Lucas, mas deve receber alta nas próximas horas


O ex-deputado Nelson Queiroz está internado na Casa de Saúde São Lucas, em Natal, desde a semana passada. Aos 84 anos, Nelson Queiroz saiu de Jucurutu reclamando de uma forte gripe, se sentindo congestionado e cansado.
Na quinta-feira (04) deu entrada no São Lucas e está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O Ex-deputado de Jucurutu poderá se submeter a um cateterismo ainda essa semana. A previsão é que receba alta ainda essa semana. Nelson Queiroz é pai do deputado Nelter Queiroz e do ex-prefeito Júnior de Queiroz, e também avô do secretário de Justiça e Cidadania, Júlio César Queiroz e do prefeito George Queiroz.