quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Cresce a perda de água nas represas do Brasil

rr
O setor elétrico está no limite. Os reservatórios do sistema Sudeste-Centro-Oeste, principal mercado do Brasil, estão em baixa. O volume de chuvas é o pior dos últimos 60 anos e a demanda não para de bater recordes. Na segunda-feira, dia 3, o nível de armazenamento das hidrelétricas caiu para 39,21%, igual ao do mesmo dia de 2013. A diferença é que, naquela época, os reservatórios estavam em curva ascendente, acumulando água. Agora, estão em queda.
 Para piorar, a velocidade de redução de água nos reservatórios aumentou. Antes, o nível caía algo em torno de 0,2 ponto porcentual ao dia. Agora está em 0,4 ponto. Na Região Sul, que tem enviado mais energia para socorrer o Sudeste, a queda nos reservatórios está em 1 ponto porcentual ao dia.
 Segundo um executivo do setor, com o nível baixo das represas, a água esquenta mais rápido e evapora, diminuindo a produtividade da hidrelétrica. Ou seja, para produzir um mesmo megawatt (MW), a usina precisa de mais água, o que reduz o armazenamento do lago. Vira um círculo vicioso.
 ”A situação não está fácil no setor elétrico. O sistema está carregado, com um consumo maior, mais intercâmbio de energia entre as regiões e menos geração hídrica”, afirma o diretor da comercializadora Comerc, Cristopher Alexander Vlavianos. Segundo ele, o balanço é complicado. Para equalizar a situação, o plano A do governo foi colocar todas as usinas térmicas em funcionamento – medida que está pressionando o caixa das distribuidoras e, em algum momento, vai bater no bolso do consumidor.

Secretaria de Assistência Social de Jucurutu anuncia abertura de vagas para novos cursos


A Secretaria Municipal de Assistência Social de Jucurutu fechou uma parceria Governo Federal, por meio dos ministérios da Educação, do trabalho e emprego, visando a realização de novos cursos através do programa SENAC gratuidade.
.
O PSG visa oferecer ações educacionais com custo zero à população Jucurutuense de baixa renda e para participar da seleção dos novos cursos é preciso seguir alguns critérios;
.
A seleção dos candidatos obedecerá a ordem de inscrição dentro do numero previsto de vagas para cada turma (serão classificados os candidatos que se inscreveram primeiro).
.
O candidato deve possuir renda familiar per capita de ate dois salários mínimos federais. Ser egresso da educação básica, trabalhadores empregados ou desempregados. Preencher ficha de inscrição no ato de cadastramento com informações que serão de total responsabilidade do candidato e que deverão ser comprovadas no ato da matricula. Apresentar obrigatoriamente a anexar junto á ficha de inscrição: Copias de RG, CPF, comprovante de endereço e comprovante de Escolaridade.
.
A Secretaria de Assistência Social de Jucurutu estará ofertando neste primeiro momento cursos de Operador de Computador, Operador de Caixa e Almoxarife, Excel Avançado.
.
Os candidatos que se encaixarem nos critérios acima devem fazer suas inscrições na Casa da Família, a partir das 08:00hrs, da manhã, nos dias 06 e 07 de Fevereiro do corrente ano.
.
Com informações da Assessoria de Comunicação da PMJ – Prefeitura Municipal de Jucurutu/RN.