|
Tudo o que você precisa saber para impressionar os seus convidados!
O churrasco nada mais é do que a arte de saber assar uma carne na churrasqueira certo? Errado! Esse método de assar carnes é muito mais do que um procedimento culinário, ele faz parte da cultura de praticamente todos os povos. O churrasco como conhecemos hoje é fruto da descoberta do fogo pelo homem, que a partir de então começou a assar os alimentos em fogueiras antes de comer.
PlanejamentoPense no churrasco com antecedência e prepare uma lista de compras com o que vai precisar! Prefira produtos conhecidos e carnes com o selo de registro!
Quanto comprar de carne?Na média, calcula-se 300 gramas de carne por pessoa, só aumente essa quantidade se o corte de carne que for comprar conter ossos ou muita gordura. Não esqueça que um churrasco, além de carne, tem também acompanhamentos como farofa, vinagrete, pão, mandioca e outros.
Como temperar?O tempero mais usado para churrascos ainda é o sal grosso, que deve ser jogado em cima da carne crua. Depois de assada, retira-se o excesso de sal batendo o espeto. Uma opção é fazer marinadas com vinho, ervas, alho, especiarias e cebola.
Acendendo o fogoO carvão leva de 25 a 30 minutos para aquecer, já uma churrasqueira com fogo alimentado a gás demora 10 minutos. A hora ideal para colocar as carnes na churrasqueira é quando o carvão estiver acinzentado. Existe no mercado um tipo de carvão de fácil acendimento, para quem tem dificuldade com o carvão convencional.
Carne de porco e frango
Carnes vermelhas podem ser consumidas bem passadas, ao ponto ou mal passadas, mas essa regra não vale para as carnes de porco e frango! Elas devem ser consumidas bem assadas para evitar problemas de saúde.
Churrasco gaúcho
No Rio Grande do Sul, algumas antigas tradições ainda são mantidas. Os gaúchos usam pedaços de carne bem grandes assados no fogo à lenha aceso no chão. A carne é colocada em espetos de madeira, fincados no chão próximo ao fogo, e vão sendo cortadas pedaços finos de carne.
Como servir?
Prefira servir o churrasco em duas etapas. Primeiro carnes tira-gosto, como costelinhas, lingüiças, coração bovino. Depois, parta para os cortes nobres: picanha, maminha, alcatra e outros. Queijos, abacaxi e pão com alho podem vir entre uma leva de carne e outra. Assim você agradará a todos os paladares!
Nenhum comentário:
Postar um comentário