quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

A tradição do peru no natal

Na ceia de Natal dos brasileiros é tradicional se encontrar o peru. Mas você sabe por que essa ave se tornou tão importante para esse dia?

Segundo o site bbel.uol.com.br, há muitas décadas o peru era uma ave difícil de ser encontrada no país e, por causa disso, tinha o preço alto. Mas com a criação do peru cada vez maior, ele passou a ser apreciado pela população e se tornou um prato sofisticado. Logo virou uma tradição para o Natal dos brasileiros.

No país foi adicionada a farofa em seu preparo, tornando ele, uma iguaria bem brasileira. Substitui a galinha recheada, o leitão e o pernil. Por ser uma carne macia e mais leve, com baixo teor de gordura, seu consumo é mais adequado em noites quentes, como costuma ser o dia 24 de dezembro, época de verão no país.

Aprenda a preparar o peru de Natal, seguindo a receita do site maisvoce.globo

Ingredientes

- 1 peru temperado congelado (cerca de 8kg)
- 3 colheres (sopa) de margarina
- 8 colheres (sopa) azeite
- 1 embalagem de bacon em cubos (140g)
- 3 cebolas grandes
- 300 g de azeitonas verdes picadas
- 1 1/2 xícara (chá) de ameixas pretas picadas
- 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
- 1 pimenta dedo-de-moça, picada
- 4 xícaras (chá) de farinha de mandioca
- 1 maço grande de cheiro-verde picado
- Sal
- 2 colheres (sopa) de margarina
- 1 xícara (chá) de champanhe ou vinho branco

Modo de Preparo

Comece descongelando o peru:

Sem retirar a embalagem, acomode a ave dentro de uma assadeira ou refratário grande e coloque na parte de baixo da geladeira por cerca de 72h.

Retire o saquinho com os miúdos e cozinhe a moela e o pescoço em água e sal. Corte o fígado, o coração e também a moela cozida.

Desfie a carne do pescoço e junte aos miúdos e reserve.

Coloque o peru numa assadeira grande, prenda as asas e as coxas com palitos e fio dental e cubra com papel-alumínio. Leve ao forno médio (200 C) previamente aquecido por 2h.

Retire o papel, besunte a ave a cada 30 min com a margarina e complete o cozimento até o termômetro pular (cerca de 2h20min). A assadeira nunca deve ficar totalmente seca (se necessário, junte uma xícara (chá) de água).

Enquanto isso, aqueça o azeite e o bacon até que ele libere toda a sua gordura. Acrescente a cebola, refogue por alguns instantes, junte as azeitonas, as ameixas, o queijo parmesão, a pimenta, a farinha de mandioca, o cheiro-verde picado e o sal. Acrescente os miúdos reservados e misture bem.

Acomode o peru na travessa em que for servir e remova cuidadosamente os palitos e o fio dental.

Para o molho:

Leve a assadeira diretamente ao fogo, acrescente o champanhe e misture bem, raspando o fundo com uma colher de pau. Ferva por aproximadamente 10 min, coe, passe para uma molheira e sirva em seguida, acompanhando o peru. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário