quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Jucurutu e Tangará realizam reformas para conter enchentes



Em relatório apresentado pela Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros do Rio Grande do divulgado ontem (22) foi detalhado risco iminente de enchentes nos municípios de Caicó, Pau dos Ferros e Mossoró. Mas não foi citado nada sobre a situação de cidades como Jucurutu, onde no mês passado chuva de 176,3mm resultou no alagamento no Conjunto do Dnocs, e em Tangará onde o açude guarita quase rompeu.
O Secretario Estadual de Justiça e Cidadania Thiago Cortez informou a essa reportagem que foi enviado hoje o valor de R$ 80.000 para Jucurutu, onde mais de 600 pessoas ficaram desalojadas, além de 14 mil toneladas de alimentos foram enviados desde o mês passado.
O Ministério Público Estadual está investigando a causa do alagamento. O prefeito de cidade Júnior Queiroz disse que Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) já providenciou máquinas para manutenção do diques de contenção que compõe a estrutura da barragem Armando Ribeiro Gonçalves.
Mas segundo o gestor municipal “o serviço não é considerado satisfatório. É preciso trocar as bombas que estão obsoletas”, disse. O gestor municipal relatou também que a Comissão Municipal de Defesa Civil – Comdec está atualizando o plano de contingenciamento e o mapeamento das casas em área de risco.
Em Tangará o DNOCSs e o Departamento de Estradas e Rodagens (DER) realizou reparos na parede e do açude Guarita, que tem 5,5 milhões de m ³ de capacidade, além do alargamento e rebaixamento do sangradouro. “Já não há mais riscos de enchentes, a não ser que haja uma grande catástrofe “ disse o prefeito de Tangará Jorge Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário