terça-feira, 29 de março de 2011

OBESIDADE DO PESO NORMAL?

PESQUISA DIVULGADA RECENTEMENTE COM MAIS DE DUAS MIL PESSOAS REVELA QUE, MESMO COM PESO ADEQUADO,62% DELAS TEM EXCESSO DE GORGURA LOCALIZADA E CORREM O RISC O DE SOFRER DE DOENÇAS RELACIONADAS AO SOBREPESO. SAIBA MAIS SOBRE ESSE NOVO TRANSTORNO.
Você  nunca teve que se preocupar com a balança. Ao contrário, sempre que se sentiu de bem com a vida, sem a ameaça de doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, diabetes, ou qualquer outro problema relacionado ao sobrepeso, afinal, ao longo de toda a vida, conseguiu manter o peso indicado como ideal para a sua altura  e idade. Mas, há pouco mais de um mês, os pesquisadores da Clínica Mayo (EUA) divulgaram uma descoberta, que, para muita gente,caiu como uma bomba: a obesidade do peso normal.
A notícia pode parecer contraditória, entretanto foi  o resultado a que os cientistas chegaram após um estudo, que avaliou 2.127 pessoas com IMC (o famoso índice de Massa Corporal) até então considerado adequado. O IMC, muito usado pelos médicos para avaliar grupos de pessoas, é uma fórmula que idica o estado nutricional do indivíduo, desde a desnutrição grave até a obesidade, relacioando o peso à altura por meio de uma equação. Se o resultado for entre l8,5 e 24,9, o peso é considerado normal (veja quadro como calcular o IMC).
MÚSCULO X GORDURA LOCALIZADA
O que o estudo norte-americano demonstrou é que essa conta não é  tão  simples como se imaginava: o IMC não diferencia a massa muscular da gordura. E como a gordura é mais leve do que a massa muscular, a substituição de musculaos por tecido adposo pode acontecer sem alterações n o peso. Foi exatamente isso que os pesquisadores contataram: mais da metade das pessoas analisadas tinha excesso de gordura corporal.
“Um fisiculturista por exemplo,pode ser classificados como obeso”, pois o seu elevado peso corporal pode ter aumentado bastante o IMC. Entretanto ele estaria longe de ser gordo”, sendo, na verdade, muito forte, já que tem grande massa  magra, e não massa gorda. Por outro lado, pessoas com peso considerado adequado podem ter perda muscular massa magra), mas manter uma alta taxa de gordura para seu tipo físico. Nesse caso, apesar de o aparente peso adequado dar uma tranquilidade ilusória, essa quantidade de gordura acima do normal poderá trazer todos os problemas de saúde que um obeso teria”, explica o médico esportivo e coordenador do curso de Treinamento Personalizado do Centro de Estudos de Fisiologia do Exercício da Unifesp, Fernando Torres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário