sábado, 25 de junho de 2011

Açude Itans em Caicó deve receber estátua do ex-ministro José Américo de Almeida

O presidente da Câmara de Caicó, Leleu Fontes (PDT), visitou o escritório regional do DNOCS, responsável pelo principal reservatório do município: o açude Itans, recentemente denominado de Ministro José Américo, através de projeto de lei do próprio pedetista.
Leleu se reuniu com o diretor local, Eduardo Farias (esq), para apresentar o projeto de instalação de uma estátua do ex-ministro paraibano José Américo de Almeida, responsável pela obra do Itans.

A idéia é realizar uma evento no mês de julho, durante a Festa de Sant’Ana, quando a Fundação José Américo, sediada em João Pessoa/PB, enviará a estátua do seu patrono. Nesse período também devem ser inauguradas as novas instalações do DNOCS, onde a imagem de José Américo deve ser fixada. O ofício pedindo autorização para a homenagem para perecer jurídico do Departamento.

História

Os primeiros estudos para a construção do açude datam de 1907. Inicialmente o projeto do então governador José Augusto, era de se construir um reservatório no município de Jardim do Seridó, mas o projeto foi transferido para o município de Caicó, no sítio Itans, terras onde atualmente está instalado o 1º Batalhão de Engenharia de Construção, iniciando-se as obras em 1932.

Como os engenheiros acharam o terreno pedregoso, o que dificultaria as escavações, o ministro de Viação e Obras Públicas, José Américo de Almeida, concordou com a mudança para a fazenda Caiçara. A obra foi concluída no final de 1935 e inaugurada no dia 02 de fevereiro de 1936. Ele esteve em Caicó pessoalmente para acompanhar as obras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário