É a tese com que mais se trabalha a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), fundamentada, sobretudo, no fato de as duas mulheres infectadas, mãe e filha, residentes da cidade, não terem registro de viagem nos últimos tempos.
Previsto pelos técnicos da Sesap apenas para o próximo ano, o tipo 4 de dengue apresenta a mesma evolução sintomatológica em relação aos demais. O único problema, explicou Domício Arruda, secretário estadual de Saúde, é que a população não está imunizada ao novo vírus.
“Ao contrair um tipo de dengue, você fica imune a ele pelo resto da vida. O tipo 4 apareceu no País no ano passado, agora está se alastrando, ou seja, ninguém está imunizado”.
Em Santa Cruz, uma barreira epidemiológica foi feita num raio de 150 metros da residência na qual se registrou os primeiros casos do novo vírus. A medida é para abortar o proliferação do mosquito, explicou Arruda.
Natal registra queda nos casos
No município de Natal, boletim epidemiológico revelou que a os casos registrados de dengue no mês de maio na capital caíram 45% em relação a abril.
Apesar disso, o comparativo com o ano passado aponta aumento. Até agora, 121 casos foram confirmados pela Secretaria Municipal de Saúde, contra 10 no mesmo período de 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário