Definição: são termos praticamente sinônimos. Ambos se referem a um estado caracterizado pela irritação e inflamação da pele, acompanhado de vermelhidão, coceira, formação de pequenas bolhas e descamação.
Causas: os fatores que mais influenciam no aparecimento de dermatites são:
- Alergias alimentares, especialmente a um ou a vários alimentos. Seu consumo provoca ou agrava a dermatite.
- Contato com substâncias alergizantes.
- Deficiências de alguns destes nutrientes: niancina, vitamina B6, vitamina A, ácidos graxos essenciais ou poliinsaturados, minerais e oligoelementos.
Alimentação: a dermatite atópica ou eczema atópico é um tipo de dermatite que se apresenta nos lactentes e crianças com antecedentes falmiliares de alergia. Costuma ser acompanhada de asma ou outras manifestações alérgicas. O tratamento dietético é o mais eficaz, e consiste fundamentalmente na supressão do leite de vaca e de outros alimentos alergizantes.
Os melhores resultados com os adultos são obtidos com dieta antialérgica à base de vegetais crus.
A urticária é um tipo de dermatite em que predominam a coceira e o vermelhão da pele. É causada por uma liberação de histamina, substância que se produz em determinadas reações alérgicas.
Aumentar: niacina; leite de soja; hortaliças; alcachofra; semente de girassol; óleo de onagra; melado; soro acidificado; vitamina B6; vitamina A.
Reduzir ou eliminar: leite; sal.
Fonte: O Poder Medicinal dos Alimentos. Dr. Jorge Pamplona
Nenhum comentário:
Postar um comentário