quinta-feira, 23 de junho de 2011

Fiéis montam 2 km de tapete de sal em São Gonçalo, no RJ

Confecção dos tapetes religiosos começou na noite de quarta-feira (22).
Paróquias usaram 46 toneladas de sal grosso e 100 kg de serragem.


Fé, criatividade e cores vivas. Foi assim que os fiéis do município de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, celebraram o feriado de Corpus Christi na manhã desta quinta-feira (23). O tradicional tapete de sal tomou cerca de 2 km da principal via da cidade. Sal grosso, serragem e pó de café foram usados para compor as imagens.

A confecção dos tapetes começou na noite de quarta-feira (22). Nem a chuva fina espantou os moradores que mantiveram a tradição. Segundo a Secretaria municipal de Cultura e Turismo, a data será lembrada ainda com uma procissão e uma missa campal, celebrada pelo bispo auxiliar de Niterói, Dom Roberto Ferreira Paz. Antes, músicos católicos animaram o público com louvores.
De acordo com os organizadores, para confeccionar os 231 painéis, as paróquias utilizaram 46 toneladas de sal grosso (colorido e branco), cerca de 100 kg de serragem e mais de 2 mil litros de tinta. O tapete – considerado o maior da América Latina – ocupou o trecho entre as ruas Coronel Moreira César, Doutor Feliciano Sodré e Doutor Nilo Peçanha.
“É uma manifestação de arte popular, além de ser um evento turístico, devido à beleza de suas formas, que resultam em um trabalho artesanal, onde mãos se unem através da religiosidade, transmitindo uma mensagem de esperança. É uma grande expressão do sentimento de fé de toda uma população”, definiu Carlos Ney Ribeiro, secretário de Cultura e Turismo.
Momento de fé

saiba mais
O bispo auxiliar de Niterói, Dom Roberto Ferreira Paz, celebrou a missa campal em um grande palco montado em frente à Igreja Matriz São Gonçalo do Amarante, no Centro da cidade. Após a cerimônia, a procissão saiu desse ponto e seguiu por toda a extensão do tapete. Mais de 50 padres, de diversas comunidades, acompanharam o cortejo de fé.

Por causa do evento, o trânsito foi interditado nas ruas Coronel Moreira César, Doutor Feliciano Sodré e Doutor Nilo Peçanha. De acordo com a Secretaria de Cultura e Turismo, o tráfego deve ser liberado por volta de meio-dia. Os organizadores esperam receber entre 20 e 30 mil pessoas durante a missa e a procissão.
 Tradicional tapete de sal tomou cerca de 2 km da principal via de São Gonçalo (Foto: Rodrigo Vianna / G1) 
Tradicional tapete de sal tomou cerca de 2 km da principal via de São Gonçalo (Foto: Rodrigo Vianna / G1)


Outros eventosO feriado de Corpus Christi também será marcado pela realização dos tradicionais eventos religiosos no Centro do Rio de Janeiro. Entre os festejos estão a preparação de um tapete artesanal na Avenida Chile, uma procissão e uma missa campal. O painel, com extensão de 200 metros de comprimento por 2,5 metros de largura, será ilustrado por imagens religiosas.
A partir das 10h, o arcebispo do Rio Dom Orani João Tempesta vai celebrar uma missa no Santuário da Adoração Perpétua ao Santíssimo Sacramento, na Rua Sant’ana, no Centro. A cerimônia marca o encerramento da 85ª Semana Eucarística da Arquidiocese, realizada desde a quinta-feira passada (16) em preparação para a festa de Corpus Christi.
Mais tarde, às 15h30, Dom Orani João Tempesta, bispos auxiliares e sacerdotes vão participar do Solene Ofício da tarde da festa de Corpus Christi. O evento antecede a procissão. Já às 16h, cerca de 80 mil pessoas devem participar da Procissão de Corpus Christi, pelas avenidas Rio Branco, Almirante Barroso e Chile até a frente da Catedral de São Sebastião, onde o arcebispo do Rio falará aos fieis e dará a benção com o Santíssimo Sacramento.

Arquidiocese vai receber doações

A Arquidiocese do Rio pede para que todos os fiéis que forem aos festejos levem, pelo menos, 1 kg de alimento não perecível para ser doado a pessoas carentes. As doações devem ser entregues a partir das 14h em qualquer uma das dez kombis estacionadas na Avenida Rio Branco, no trecho entre a Avenida Presidente Vargas e a Rua do Ouvidor.

Todos os veículos vão estar identificados por faixas e cartazes com a inscrição: “Entregue aqui seu alimento”. Já quem for aguardar a chegada da procissão na Catedral de São Sebastião, na Avenida Chile, vai poder entregar sua doação na própria igreja, a partir das 8h.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário