sábado, 20 de agosto de 2011

Romário se emociona em Mossoró

Esdras Marchezan
Jornal de Fato

Mossoró
A vida nos gramados ficou para trás, mas a fama conquistada nos tempos de grandes clubes de futebol e da seleção brasileira acompanha Romário onde quer que o baixinho vá. As viagens agora são parte do trabalho como deputado federal (PSB-RJ), mas a imagem na cabeça dos fãs permanece a do principal responsável pela conquista do tetracampeonato mundial de futebol, em 1994. Nem mesmo uma atuação impecável nos quatro anos de Câmara dos Deputados será capaz de bater tamanha admiração. Em Mossoró, não foi diferente.
MGarcia/Jornal de FatoDepois de solenidade na Câmara, Romário foi à sede da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais conhecer o trabalho da InstituiçãoDepois de solenidade na Câmara, Romário foi à sede da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais conhecer o trabalho da Instituição

Com quase duas horas de atraso, Romário desembarcou no aeroporto Dix-sept Rosado depois das 9h, acompanhado dos deputados federais, Fábio Faria (PSD-RN), Pastor Eurico (PSB-PE) e Givaldo Carimbão (PSB-AL). Recepcionado pelas deputadas Sandra Rosado (federal) e Larissa Rosado (estadual), além de alguns vereadores, o grupo seguiu para a Câmara Municipal, onde aconteceu a audiência pública da Comissão Especial de Políticas Públicas de Combate às Drogas da Câmara dos Deputados (Cedrogas).

Atencioso, Romário fotografou e deu autógrafo a muitos fãs que o esperavam no aeroporto. Na Câmara Municipal, uma multidão se juntou em frente ao prédio para conseguir um instante com ele. Alguns ficaram sem saber o que acontecia. "Que é isso meu Deus! Acidente? Não, é Romário. Mas taí, se fosse ao menos Jesus Cristo", conversavam duas mulheres no meio do povo.
Nas entrevistas e no discurso rápido no plenário da Câmara, o deputado ressaltou a necessidade da luta pela inclusão social das pessoas com deficiência e do combate ao avanço das drogas, principalmente através da recuperação e reinserção social dos dependentes químicos.

"Desde que cheguei à Câmara pude conhecer pessoas comprometidas com a população e me dispus a ajudar em campanhas desse tipo. Se minha imagem, ou mesmo presença, pode representar algo de bom para uma pessoa que está passando por uma situação difícil, estou totalmente disposto a ajudar. Sei que muitos jovens que hoje estão entregues à droga têm um respeito e consideração pela minha pessoa, pelo meu trabalho, por isso quero retribuir de alguma forma todo o carinho que o povo brasileiro me deu durante os quase 30 anos de futebol", comentou Romário, com a voz embargada e os olhos marejados.

Deputados lutam pela criação de um ministério

Uma das lutas dos deputados envolvidos na Comissão Especial de Políticas Públicas de Combate às Drogas da Câmara dos Deputados (Cedrogas) tem sido a transformação da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) em secretaria com status de ministério. De acordo com o deputado Fábio Faria a bancada tem tentado aprovar esse projeto, junto ao Governo Federal.

O deputado federal Givaldo Carimbão, especialista no assunto, disse que o País precisa aliar o fortalecimento da política de reabilitação dos usuários de droga com o combate ao tráfico. "Não se pode aceitar que sejam apenas 900 homens da Polícia Federal para conter a entrada de cocaína de outros países em solo brasileiro", comentou.

O discurso do deputado, voltado para famílias que possuem dependentes químicos, foi um dos mais aplaudidos no plenário da Câmara. "É preciso investir na recuperação dessas pessoas e não em cadeias", disse o deputado. Ele comanda, em Alagoas, um dos projetos modelos de reabilitação de dependentes do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário