quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Por falta de craniotómo, médicos realizaram cirurgia com furadeira na PB

Como é de conhecimento de todos, a situação da saúde está cada vez mais complicada em todo o país. Noticiei recentemente neste blog que na paraíba médicos estavam realizando cirurgia com 'furadeira' por falta de equipamento adequado: o craniotómo. Na notícia divulgada aquim tratava-se de uma cirurgia no cérebro.
Achando que havia parado por ali, eis que me deparo com a surpresa em matéria postada no Blog de Vânia Nóbrega e que repercute nos portais de notícias da Paraíba.
Na última segunda-feira (19) foi divulgado um vídeo que mostra médico usando uma furadeira de parede no pé de um paciente que sofrera acidente de moto, durante cirurgia no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, na capital paraibana.
                                 VEJA
O fato ocorreu no dia 10 de setembro.

Ontem, o presidente do Sindicato, Tarcísio Campos, explicou que o vídeo foi feito pelo médico (manterá o nome sob sigilo) que, sem alternativa, recorreu à furadeira para o procedimento.

Depois da denúncia que ganhou o país, o hospital adquiriu dois craniotómos (equipamento adequado). Maaasss…número ainda insuficiente para atender às necessidades da unidade.

Em tempo: O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou ontem que a reorganização do SUS (Sistema Único de Saúde) e a melhoria da qualidade no atendimento à população custaria R$ 45 bilhões ao país nos próximos anos.

Do Blog: Queira Deus que esse dinheiro seja liberado e, de fato, investido na saúde do nosso país ao contrário do que aconteceu em 2009 quando foram liberados R$ 2 bilhões pelo Governo Federal para os estados e o que mais investiu gastou 12% dos 100% total.

A pergunta que não quer calar: Para onde foi o restante do dinheiro? Foi gasto com outra coisa? Juridicamente falando, isso significa desvio de finalidade, acredito eu. E desvio de finalidade é crime. E se o destino foi o bolso, é crime maior ainda.
#tenhodito
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário