quinta-feira, 22 de março de 2012

Estão vendendo água fora do prazo de validade em Caicó

Você já parou e olhou o prazo de validade do garrafão de 20 litros de sua água mineral?
Se não reparou cuidado você pode ser contaminado, já que os resíduos que soltam dos vasilhames interferem na qualidade da água causando problemas gastrointestinais, como a diarréia. Em casos bem mais raros, prejudicam  até o sistema nervoso.
A Portaria 358 do Departamento Nacional de Produção Mineral definiu prazo de validade de três anos para os garrafões retornáveis de 10 e 20 litros para evitar que resíduos interfiram na qualidade da água.
A norma está vigor em todo o país, e os galões mais antigos foram retirados do mercado de forma escalonada, nos oito primeiros meses de aplicação da medida. As empresas tiveram prazo para se adequarem à nova legislação.
A medida tem como objetivo reduzir qualquer possibilidade de contaminação da embalagem e da água.
Mas em Caicó, estes garrafões vencidos estão circulando livremente sem nehuma fiscalização. O blog alerta que estabelecimentos que vendem o  produto com este problema, poderão ser multados se não seguirem à risca as exigências dos orgãos fiscalizadores.
Como verificar se seu garrafão está na validade
Se você tem um galão antigo em casa, ainda sem data de validade, veja se este não deve ser trocado. Se a informação sobre a data de validade ainda não estiver disponível no garrafão que está na sua casa, procure a data de fabricação, encontrada no parte inferior da embalagem ou próxima ao bico.
Antes de escolher a água,  verifique o estado do garrafão, assim como a data do envase. É preciso checar ainda se o lacre e rótulos estão intactos e dentro do prazo de validade. Caso a data esteja vencida, a recomendação é de registrar uma denúncia imediatamente à Vigilância Sanitária do município.
Para diminuir o impacto ambiental, nenhum dos garrafões antigos retirados pelas empresas será descartado. As embalagens serão reaproveitadas em vários processos de reciclagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário