quarta-feira, 18 de julho de 2012

Criminoso de guerra nazista mais procurado do mundo é preso em Budapeste

Laszlo Csatary era o chefe de polícia do gueto judeu da cidade eslovaca de Kosice, no qual 15.700 judeus foram assassinados ou levados ao campo de extermínio de Auschwitz

Laszlo Csatary era o chefe de polícia do gueto judeu da cidade eslovaca de Kosice, no qual 15.700 judeus foram assassinados ou levados ao campo de extermínio de Auschwitz
O criminoso de guerra nazista mais procurado do mundo e localizado pelo centro Wiesenthal, o húngaro Laszlo Csatary, de 97 anos, foi detido nesta quarta-feira em Budapeste, anunciou a procuradoria da capital húngara.

Laszlo Csatary foi detido ao amanhecer pela polícia, anunciou a procuradoria da capital húngara em um comunicado. A prisão foi realizada em um terceiro apartamento do criminoso, cuja existência não era conhecida pela imprensa, informou o procurador
Tibor Ibolya em uma coletiva.

Csatary, cujo nome completo é Laszlo Csizsik-Csatary, foi interrogado por um juiz com base em uma eventual acusação por "crimes de guerra", indicou o procurador. Ele declarou ser inocente, segundo a promotoria.

"Ele nega ser culpado de crimes pelos quais é acusado", afirmou o promotor Tibor Ibolya. "Um de seus argumentos em sua defesa é que ele estava obedecendo ordens".

"Diante da gravidade dos incidentes, mas também pela necessidade de respeitar a presunção de inocência e devido a sua idade, para velar por sua saúde, o juiz pode, em um primeiro momento, autorizá-lo a ir para casa. Nesse caso, a polícia confiscaria seu passaporte", acrescentou.

Criminoso nazista mantinha vida tranquila em Budapeste


Laszlo Csatary era o chefe de polícia do gueto judeu da cidade eslovaca de Kosice, no qual 15.700 judeus foram assassinados ou levados ao campo de extermínio de Auschwitz, na Polônia, durante a ocupação pela Alemanha nazista deste país que era até então a Tchecoslováquia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário