terça-feira, 14 de agosto de 2012

Invasão dos gêmeos: número de partos múltiplos cresce no Brasil

Os gêmeos estão cada vez mais presentes entre nós. Segundo dados da Pesquisa do Registro Civil 2010, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), em sete anos, o número de partos múltiplos aumentou 17% no Brasil. E o principal motivo seria a popularização dos métodos de reprodução assistida. O estudo revela ter a proporção de nascidos de um mesmo parto passado de 1,59% em 2003 para 1,86% em 2010. Ou seja, a cada ano, nascem 51 mil brasileiros gêmeos, trigêmeos e quadrigêmeos.

Outros levantamentos apontam não ser uma tendência apenas no Brasil. Nos Estados Unidos, entre 1980 e 2000, houve um aumento de 74% no nascimento de gêmeos.

Dados estatísticos apontam que a chance de uma mulher engravidar de dois bebês de uma única vez, de forma natural, é de uma em 80 gestações. No Brasil, a ocorrência de gêmeos aumenta nos estados com mais acesso a tratamentos de alta complexidade. Em São Paulo, em 2010, de 599 mil partos realizados, 13.215 foram de gêmeos, numa proporção de um para cada 45. Já no Rio de Janeiro, no mesmo período, nasceram 200.257 cariocas, numa proporção de um gêmeo para 51 nascimentos únicos.

O ginecologista e especialista em reprodução assistida Fábio Macedo, reconhece os dados apontados pelo IBGE e afirma que esse tipo de tratamento conhecidamente aumenta a taxa de gravidez gemelar (de gêmeos) por ter como princípio primordial o aumento do número de óvulos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário