quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Em seu último sermão como papa, Bento 16 reitera que está fraco e que renunciou pelo bem da Igreja


papa uol

UOL – Em seu último sermão como papa, Bento 16 reiterou nesta quarta-feira (27) que está fraco e que renunciou pelo bem da Igreja. Sob aplausos da multidão na praça São Pedro, o papa voltou a justificar a sua decisão, afirmando que, nos últimos anos, sentiu as suas forças diminuírem. Ele afirmou ainda que tem “plena consciência da gravidade e inovação” da sua atitude, mas que era preciso “ter a coragem de fazer escolhas sofridas”.
Em seu discurso de despedida, o pontífice, ao agradecer aos seus colaboradores mais próximos, entre eles o seu secretário de Estado, cardeal Tarcisio Bertone, ressaltou que nunca se sentiu só na condução da Igreja. “Nunca me senti sozinho ao levar a alegria e o peso do ministério petrino.”
Bento 16 citou ainda as manifestações de carinho que recebeu de inúmeros fiéis ao redor do mundo desde que anunciou a sua renúncia: “O papa nunca está sozinho”.
Bento 16 agradeceu a presença em massa de fiéis na praça São Pedro e acrescentou que “vê a Igreja viva”. O pontífice deixa oficialmente o comando da Igreja Católica amanhã. “Neste momento, abraço toda a Igreja espalhada pelo mundo.”
Antes de começar a sua última audiência pública, o papa percorreu a praça São Pedro de papamóvel por cerca de dez minutos para cumprimentar as pessoas presentes. No meio do caminho, beijou algumas crianças. A expectativa era que mais de 50 mil fiéis fossem acompanhar a cerimônia, segundo o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi. Ainda não foi divulgado o número oficial de pessoas presentes na despedida do papa.
Um encontro pessoal com as autoridades públicas presentes será realizado ao fim do passeio na Sala Clementina do Palácio do Vaticano. Na manhã de quinta (28), último dia de seu pontificado, o papa se reunirá novamente com os cardeais que estão em Roma. A previsão é que ele deixe o Vaticano de helicóptero em direção à residência de verão de Castel Gandolfo, no sul de Roma, por volta das 17h15 (13h15 no horário de Brasília). Assim que chegar ao local, ele deverá aparecer na sacada para saudar as pessoas que tiverem ido recebê-lo.
O pontífice vai morar no local pelos próximos dois meses. A Sede Vacante, período em que o Vaticano fica sem papa, terá início às 20h no horário local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário