Do DIARIODENATAL.COM.BR
O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno lançou, nesta quarta-feira (27) às 15h, o Foguete de Treinamento Básico (FTB). A proposta da ação  foi garantir a qualificação técnica dos recursos humanos e a manutenção  dos meios operacionais necessários para Operação Camurupim, que tem por  objetivo lançar foguete ORION V04, no dia 10 de maio.
A Barreira 4, como foi intitulada a operação, foi um prolongamento das  atividades do Programa Nacional de Atividades Espaciais (Pnae), em  parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). Segundo o tenente  Hélio César Fonseca, a operação envolveu cerca de 120 homens, dentre  civis e militares. O vôo do FTP durou aproximadamente cinco minutos e  teve apogeu (altura máxima) entre 95 e 105 km.
Já o lançamento do ORION V04 deve demandar uma estrutura ainda maior,  pois  promoverá a utilização do Lançador Móvel de Foguetes de Sondagem  no Brasil. Além disso, o foguete estará equipado com carga tecnológica  desenvolvida pelo DLR (Centro Espacial Alemão).

 
Nenhum comentário:
Postar um comentário