quinta-feira, 31 de maio de 2012

31 de maio- dia mundial contra o tabaco

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a maior causa de morte em todo o mundo, só no Brasil ocorrem cerca de 200 mil mortes por ano. E os números são alarmantes, 7 brasileiros morrem por dia, vítimas do tabagismo passivo (pessoas que inalam apenas a fumaça).
Segundo o Instituto Nacional de Cancêr (INCA) a fumaça do tabaco contém mais de 4.000 substâncias.As pessoas que passam 80% do seu tempo em ambientes fechados, ao final do dia, poderão ter respirado o equivalente a 10 cigarros.
Em cada tragada são inaladas 4.700 substâncias tóxicas, entre elas as três que são consideradas as piores: Nicotina que quando inalada atinge o cérebro em 8 segundos, Monóxido de Carbono (CO) o mesmo que sai do cano de escapamento dos carros e o alcatrão que reúne vários produtos cancerígenos como: polônio, chumbo e arsênio.
A psicóloga Marta Maria Pereira Marcondes, colaboradora da Med Prev, Instituto de Medicina Preventiva, explica o porque as pessoas fumam: A grande causa é a nicotina, pois ela possui um efeito estimulante e relaxante, isso gera uma sensação agradável ao fumante, que passa a sentir prazer ao tragar e ter o cigarro entre os dedos.
Segundo a especialista o primeiro passo para quem quer largar o vício é ter força de vontade e mudar a rotina, buscar um preparo psicológico para aprender a controlar a ansiedade, cuidar da alimentação, contar com ajuda de amigos e familiares, praticar exercícios físicos e procurar outras formas de prazer para substituir o ato de fumar.
Ao parar de fumar o organismo vai recebendo alguns benefícios:
20 minutos: a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal
2 horas: não tem mais nicotina circulando no sangue
8 horas: o nível de oxigênio no sangue se normaliza
2 dias: o paladar ganha sensibilidade novamente
3 semanas: a respiração fica mais fácil e a circulação sanguínea melhora
5 a 10 anos: o risco de sofrer infarto passa a ser igual ao de quem nunca fumou
É ideal procurar um médico para indicar o tratamento correto, pois cada organismo funciona de um modo diferente. E para quem não gosta de remédios existem algumas terapias que ajudam bastante. Pouco a pouco as pessoas se tornam fumantes então tenha paciência, pois vai ser pouco a pouco que se verá livre do cigarro.

Fonte:
Portal Comunique-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário